UM POUCO DE HISTÓRIA...
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
Bandeira do Brasil Império. Primeira bandeira brasileira após a Independência.
Aproveitando que íamos participar da 4º Corrida de Abertura de Verão em Olinda, resolvemos aumentar o percurso para uma Meia Maratona e saímos da Jaqueira às 6:15 h. em direção do quartel do Exército de olinda, onde seria dada a largada da Corrida. Fomos pelo Centro de convenções e passamos em frente ao Quartel da Marinha, onde estavam enfileirados as Forças Militar, a Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros se preparando para o desfile de 07 de setembro. Ao chegarmos em Olinda tivemos a oportunidade de prestigiar a corrida organizada pelo CORPE. Foi um dia muito festivo, muita descontração onde as nossas corredoras Juliana e Pâmela subiram ao Pódium, em 3º e 2º lugar respectivamente. Eu particularmente tive a alegria de ter a companhia de 2 irmãos , Eudson e Cardoso.Fiz uma boa corrida , conseguindo terminar com 38:10 m., os 8,5 Km.. Quero agradecer ao amigo Paz pelo apoio, fotografias e filmagem.
Aos amigos , Paulo, Julio e Almir desejamos uma boa Viagem para Punta Del Leste onde estarão participando da Maratona local. Mais uma vez a ACORJA sendo muito bem representada!!! Este final de semana teremos treino duplo. Sábado POMBOS X SERRA DAS RUSSAS e domingo JAQUEIRA X PRACINHA DE BOA VIAGEM X JAQUEIRA (30 KM) . Bons treinos a todos!!!
4ª Corrida de Abertura de Verão
Meu irmão Eudson |
Meu irmão Cardoso |
Evandro,
ResponderExcluirEsse povo é bonito demais! Parabéns para Pâmela e Juliana, patrimônio da ACORJA.
Valeu!!!
Gilmar
Massa a corrida ontem Evandro,excelente sua cobertura fotográfica para que fique tudo devidamente registrado!Ju Job.
ResponderExcluirValeu campeão!!Parabéns pela postagem e excelente comentário, tu és um verdadeiro patriota, Brasilllll.
ResponderExcluirAgradecemos do coração ao nosso amigo e atleta o grande baixinho Paz pelo apoio e as belas fotos que ele produziu. Valeu baixinho no sábado estaremos juntos - Serra da Russas - 30km - largada 05:30h Barraca de frutas antes da subida das Russas.
Abraço
LULA HOLANDA